domingo, 12 de setembro de 2010

Anúncio de fato e de direito


Vem aí a revista jurídica"Unisul de fato e de direito” , cujo projeto de edição ficou a cargo desta blogueira , advogada e jornalista.


O lançamento será no dia 17 de setembro . Destaque para capa , que apresenta a obra de Van Gogh – Roots and Tree Trunks –, afinal lançam-se aqui, raízes da ciência que devem se aprofundar a cada edição, compondo um forte tronco de conhecimento.
Segue uma sucinta prévia do conteúdo:

Logo nas páginas iniciais, o leitor encontrará ensaio do professor doutor César Luiz Pasold, instigando-o a pensar e repensar o parlamentarismo e o presidencialismo, independentemente de convicções. Ao final, o grande vencedor deste embate é a democracia.

Em seguida, o professor Gabriel Henrique Collaço, apresenta o cinema nosso de cada dia como instrumento didático-pedagógico das aulas de Leitura e produção textual.

A água como bem econômico e finito é objeto de estudo do professor Nicolau Cardoso Neto.
Em outro momento, os assassinos seriais que povoam os filmes policiais ganham conotação científica na escrita da professora Priscila Tagliari.

Quais as diferenças entre estes criminosos? Quais suas semelhanças? Como a ciência psicossocial os vê em conjunto com a criminologia? Essas são algumas questões trazidas pelo artigo, constante tema das aulas de direito penal da professora-autora.

Um bem recortado estudo na cidade de Joinville é conduzido pelo professor Gustavo Ávila e pela bacharel em direito Mahyra Niekiforuk, formada pela Unisul, no intuito de alertar para as violências institucionais produzidas pelo atual modelo de justiça.

O professor Pery Saraiva Neto aborda o bem ambiental, tratando-o como um pressuposto para a vida humana..

Dezessete anos de ensino compõem a essência do artigo do professor Vilson Leonel em parceria com os acadêmicos Caio Vinicius Mariano e Linda Kess Kindermann, que coletaram dados sobre os egressos do curso de Direito em Tubarão de 1990 a 2007, traçando o perfil desse segmento com cientificidade..

A visão economicista do Direito e sua incompatibilidade com a democracia ocidental como um todo e com o perfil constitucional brasileiro em particular, se constituem em objeto das considerações do professor Julio Cesar Marcellino Júnior.

A participação do corpo discente também tem inclusão individual. O acadêmico Roberto de Farias Rosa criou uma charge especialmente para este momento da Revista.

Aproveitamos para registrar os agradecimentos aos que colaboraram para que esta empreitada se tornasse possível e desejando que esta e as próximas edições que virão sejam sucesso de fato e de direito.

Boa leitura!
Rosangela Tremel
Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário