domingo, 19 de junho de 2011

Kelsen e o nosso STF


O ministro Dias Toffoli recebeu na tarde dessa quinta-feira (16) a visita do constitucionalista português Jorge Manuel de Miranda e do embaixador da República da Áustria, Hans-Peter Glanzer.

Durante o encontro eles trataram do lançamento, previsto para agosto, do livro “Autobiografia”, do austríaco Hans Kelsen, considerado um dos maiores juristas do século XX. A obra, que também será divulgada em Portugal, tem um extenso Estudo Introdutório elaborado pelo ministro Dias Toffoli e pelo professor Otavio Luiz Rodrigues Junior.

Segundo o ministro, a obra de Hans Kelsen é de extrema importância para o Direito. “Tenho me pautado muito por sua teoria e verificamos que boa parte da obra de Kelsen ainda não está traduzida para o português, especialmente sua autobiografia”, explicou o ministro. Ele disse ainda que pretende levar adiante o projeto de publicar a tradução completa da obra de Kelsen para o português, com a colaboração dos professores Otavio Luiz Rodrigues Junior e Gabriel Nogueira Dias.

O embaixador da Áustria, Hans-Peter Glanzer, afirmou que o conhecimento produzido pelo jurista teve impacto não somente na Áustria e na Europa, mas também no Japão, América Latina e Rússia, entre outras regiões. “Ele foi um filósofo do Direito e causou um impacto além do círculo acadêmico”, destacou.

O professor Jorge Miranda também anotou que a obra de Kelsen experimenta uma redescoberta pelos juristas no século XXI.

O livro “Autobiografia de Hans Kelsen”, publicado pela Editora Forense, é o primeiro da “Coleção Paulo Bonavides”, dirigida pelo ministro Dias Toffoli e pelo professor Otavio Luiz Rodrigues Junior.

O lançamento da obra ocorrerá em agosto no Supremo Tribunal Federal e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

stf.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário